"Os bardos cantam o amor, celebram as chacinas, exaltam reis e lisonjeiam rainhas, mas se eu fosse poeta escreveria elogiando a amizade. - Lorde Derfel Cadarn"

- Trecho de As Crônicas de Artur, O Rei do Inverno, de Bernard Cornwell...

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Regras da Casa - Novas Ações de Combate












Novas Ações de Combate:

Ataque Concentrado:
Tipo: Ação de Rodada Completa

Um atacante pode substituir uma Ação de Rodada Completa por um Ataque Concentrado. Desta forma, o personagem abrirá mão de toda sua ação, fazendo apenas um ataque, para receber neste único golpe um bônus de +2 pela manobra e mais um bônus de +2 para cada ataque adicional descartado.

Exemplo: Peridok pode optar por um Ataque Total com sua espada (+13/+8/+3) ou um Ataque Concentrado (+19), ou seja: +13 (primeiro ataque) +2 (ataque concentrado) +2 (ataque +8 descartado) +2 (ataque +3 descartado) = +19.

Contragolpe:
Tipo: Ação Especial (vale como Ação Livre)

Se um oponente falhar em atingi-lo quando você utilizar a ação de Defesa Total ou quando tiver êxito com a ação Bloquear Ataque ou Esquiva com folga de pelo menos cinco pontos do ataque do oponente, se o seu próximo ataque for contra esse mesmo inimigo, Contragolpe lhe concederá um bônus de circunstância de +2.

Bloquear Ataque:
Tipo: Ação Especial (vale como Ação Livre)

Quando um personagem é atingido num combate corpo-a-corpo, mas ainda tem direito a um ataque naquele turno, ele pode cancelar esse próximo ataque para tentar aparar o golpe. Para isso, é preciso fazer um teste (com o bônus do ataque cancelado) contra uma CD igual ao total alcançado pelo oponente para atingi-lo. Se o resultado for igual ou superior ao alcançado pelo oponente, o golpe será aparado no último instante, evitando assim o dano do ataque. Pode-se deixar de fazer um ataque no seu turno para utilizá-lo em uma manobra de bloqueio, mas caso não utilize o ataque será perdido.

Bônus ganhos na defesa pela manobra Defesa parcial são somados ao teste do bloqueio, e a penalidade da manobra não é calculada.

Não é possível bloquear ataques de armas naturais ou obtidos de um ‘20’ no dado. Ataques a distância podem ser bloqueados apenas quando o atirador está no seu campo de visão. No entanto, é possível bloquear mais de um ataque por turno, desde que existam ataques sobrando.

Lutadores que estejam utilizando armas de tamanhos diferentes têm um modificador de -4 para cada categoria de tamanho destoante. Se um guerreiro carrega uma espada larga (tamanho grande), ele terá um modificador de -4 para bloquear um golpe de espada longa (tamanho médio) e -8 para bloquear uma espada curta (tamanho pequeno). Armas de tamanho pequeno não podem bloquear armas de tamanho grande, ou seja, de dois níveis ou mais de tamanho. Flechas e virotes são consideradas armas de tamanho pequeno.

Exemplo: Unar possui CA 21 e ataque +10 com sua espada longa. Um bárbaro o desafia para um duelo, tem a iniciativa e consegue em seu ataque um total de 25 com seu machado de batalha, o que atingiria Unar. Como o jogador ainda não atacou naquele turno, ele decide tentar bloquear o ataque. Para isso, ele precisa tirar 15 ou mais no dado (que somado ao +10 do ataque, iguala ou ultrapassa o 25 alcançado pelo oponente). Ele não poderá fazer o ataque a que teria direito logo depois, já que este foi substituído pela tentativa de bloqueio.


Esquiva:
Tipo: Ação Especial (vale como Ação Livre)

Quando um personagem é atingido num combate corpo-a-corpo, mas ainda tem direito a um ataque naquele turno, ele pode cancelar esse próximo ataque para tentar esquivar do golpe. Para isso, é preciso fazer um teste (com o bônus base de ataque puro que foi cancelado + modificador de destreza) contra uma CD igual ao total alcançado pelo oponente para atingi-lo. Se o resultado for igual ou superior ao alcançado pelo oponente, o golpe será aparado no último instante, evitando assim o dano do ataque. Pode-se deixar de fazer um ataque no seu turno para utilizá-lo em uma manobra de esquiva, mas caso não utilize o ataque será perdido.

Bônus ganhos na defesa pela manobra Defesa parcial são somados ao teste do bloqueio, e a penalidade da manobra não é calculada.

Exemplo: Urick possui CA 18, base de ataque +7 e destreza 16. Entra em combate com um miliciano, que tem a iniciativa e consegue em seu ataque um total de 23 com sua espada longa, o que atingiria Urick. Como o jogador ainda não atacou naquele turno, ele decide tentar esquivar do ataque. Para isso, ele precisa tirar 13 ou mais no dado (que somado ao +7 da base de ataque e ao +3 do modificador de destreza, iguala ou ultrapassa o 23 alcançado pelo oponente). Ele não poderá fazer o ataque a que teria direito logo depois, já que este foi substituído pela tentativa de bloqueio.

Forçar Iniciativa:
Tipo: Ação Especial de Iniciativa

Qualquer jogador pode declarar esta manobra no final de cada turno e rolar novamente sua iniciativa para mudar o seu lugar na ordem de ações, desta vez com um modificador de -4. Quando utilizar uma segunda vez antes do fim do combate, o modificador será -8, na terceira vez de -12, e assim por diante. Esta ação não interfere na iniciativa dos outros personagens.



... Blessed Be ...

Nenhum comentário: